quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desafio: As renas do Pai Natal

 
Como estamos na época natalícia aproveito para vos lançar um desafio matemático (pronto, já vi que ninguém vai ler este post, quanto mais tentar... Mas podem propor este desafio aos vossos filhotes que já sabem contar, que sabem a tabuada  e escrever os números...). Cá vai ele:
 
 
 
 
Estava o Pai Natal a preparar as entregas dos presentes quando verificou:
- Se contasse as suas renas de duas a duas sobrava uma;
- Se as contasse de três a três sobravam duas;
- Se as contasse de quatro em quatro sobravam três;
- e se as contasse de cinco em cinco sobravam duas.
Quantas renas tem no mínimo o Pai Natal? Explique o seu raciocínio.
 
 
Espero pelas vossas respostas. Vá lá, não é difícil... ;-)
 
Se quiserem até podem digitalizar as vossas respostas e enviar-me para oi mail que depois vos respondo.


5 comentários:

  1. Querida preciso que me confirmes se estás também a seguir o outro blog para eu poder validar a tua participação =)

    http://adescavir21.blogspot.pt/

    Beijocas e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Matemática é mesmo a minha desgraça. Não digam a ninguém que sou Licenciada, sim ? Obrigada. Prontes, prontes...sou Licenciada em Letras, ahaha. Será que serve como desculpa ?
    Ora bem...mas vamos lá tentar (que isto até tem a sua piada). O raciocinio é:

    1- Contando de 2 em 2 sobra 1....têm que ser então números ímpares
    2- Contando de 3 em 3 sobram 2 (3+2=5+3=8...blá, blá...multiplos de 3+2)
    3- Contando de 4 em 4 sobram 3...igual ao de cima mas 4+3=7+3=10, blá, blá
    4- Contando de 5 em 5 sobram 2...então serão os múltiplos de 5+2=7+5 =12, blá, blá

    Colocando os numerozinhos em fila...o que aparece como mínimo é o 47 (acho).

    Ai a figurinha que eu estou a fazer aqui do outro lado do monitor com um papel e uma caneta a rabiscar que nem uma miúda. Enfim...só tu para me fazeres isto, ahahah.

    Vá...corrige lá as asneiras.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai mulheri só tu pa me pores a riri :D
      Tava toda tristi, ninguêim tinha prestado atençon ao "mê" problema das renas, sniff, sniff.

      Bên, tu na achas nada, tu têns a certeza todinha, são mesmo 47 renas que o Pai Natal tem!!!! Yupiiiiiiii ó pra ti toda contenti. Até merecias receber uma prendinha: bou-te mandar uma pró maili :D

      Beijinhos minha amiga, quero dizer-te que gostei muito da forma como organizaste o teu raciocínio e expuseste as tuas conclusões. Já tens o cinco no final do período (escala de 1 a 5). Afinal és boa a matemática, hehehe ;-)

      Eliminar
  3. Bem isso seria o 1º 5 da minha vida (nunca tive nenhum e muito menos a matemática que passei à tangente). Tive um 20 mas foi na Universidade e por milagre (só pode).

    Mas se no meio disto tudo te fiz rir...isso é que é preciso :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter lido o raciocinio da Quotidianos de seda e o comentario que lhe fizes já não tenho nada a dizer :) mas gostei deste post :)

    ResponderEliminar