terça-feira, 10 de julho de 2012

Horário zero!

Hoje estava eu na escola a tratar de exames dos alunos dos cursos profissionais (sim, as aulas terminaram mas há muito trabalho para fazer. Não é como muitas pessoas pensam: fim de aulas significa férias para os professores!), quando fui solicitada para ir à direção pois o diretor queria falar comigo. Pensei logo para os meus botões: pronto, não tens turmas para o ano!

Se os meus pensamentos valessem ouro... E pronto, fiquei a saber que estava com horário zero, tive que assinar um documento relativo a isso e para a semana vou obrigatoriamente ter que concorrer. E ainda dizem que ser efetivo ou seja, fazer parte do quadro de uma escola, é bom porque temos o lugar garantido. Aqui está a prova que não é bem assim! E não sou assim tão novata no ensino. Nem nesta escola.

Vou então concorrer para a semana. Vai ser a nível de concelho. Mas, para onde se todas as escolas se queixam do mesmo????

Vou pensar positivo e vou acreditar que até setembro vão aparecer mais alunos, mais turmas e que o meu diretor vai conseguir dar a volta e arranjar pelo menos mais um horário! Também temos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), o que neste caso implica redução do número de alunos por turma.
Este ano foi a terceira vez que trabalhei com um aluno invisual, por exemplo.

Há uns anos a inspeção foi à minha escola e alguns professores iam ter aulas assistidas. Antes de ser informada que eu era uma das professoras escolhidas para "ser assistida" eu já sabia que iria ser escolhida. E porquê? Porque numa turma que eu tinha nessa altura, uma turma de 9º ano, estava uma menina invisual. Além disso eu leciono Matemática. E era lógico que os Srs inspetores tivessem curiosidade em ver como é que eu trabalhava, tendo  lá uma aluna cega. Sim, devemos mesmo usar esta palavra! E quando falamos com eles devemos mesmo utilizar o termo "ver". Por exemplo, às vezes em conversa com a C. eu perguntava-lhe "C. ontem viste a novela?" Falamos normalmente.
Na altura essa menina andava no Conservatório (ela sempre adorou música), tocava extremamente bem piano, chegou a ir à Praça da Alegria e sempre foi muito, muito alegre. E sei que ela seguiu o curso de música. No entanto, perdi-lhe o rasto. Hei-de tentar saber o que é feito dela.

Bem, peço desculpa pela extensão do post, mas os pensamentos são como as cerejas, atrás de um vem logo outro :-)



14 comentários:

  1. Este país está assustador...todos os dias chegam-me noticias de alguém conhecido que ficou sem emprego...começa a tornar-se angustiante viver em Portugal.

    Espero que consigas colocação logo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Sue.
      Por enquanto ainda não posso considerar que fiquei sem emprego, mas já nada é seguro e daqui a uns 8, 9 anos vai ser pior porque cada vez há mais casais que não têm filhos, cada vez menos crianças.

      Mas há-de correr tudo bem se Deus quiser.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Isto anda mesmo complicado! :(
    Espero que tudo se revolva, e que consigas horário!
    Muitos pensamentos positivos para ti!
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  3. Que saudades Nessie. Muito obrigada pela força positiva que vem desse lado.

    Deus te oiça, também espero conseguir horário.
    Além disso, já estou há 15 anos naquela escola, já são muitos anos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que corra tudo bem e que consiga ficar na escola =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força Cátia. Esperemos que sim, que fique lá. Em Setembro, saberei.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Deus queira que consigas o horário! Se tiveres que mudar de escola que mudes para melhor.
    Vais ver que tudo se resolve.xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Deus te oiça papoila. Era bom que continuasse na mesma escola. Pensamento positivo, é isso, tudo se irá resolver da melhor maneira. Será como Deus quer.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Realmente são mesmo más noticias! Como é que estamos a chegar a estes pontos?! Hoje em dia cada vez menos se vê o factor humano!
    Espero sinceramente que tenhas muita sorte!

    P.S. desculpa ainda não respondi ao teu mail.. prometo que o faço assim que tiver um tempinho mais à vontade... não gosto de o fazer a correr só para dizer que o fiz!!! :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Pois é, eu que sou contratada estou a ver o futuro muito negro. Ainda por cima não me vou livrar da tão afamada prova de ingresso. Mas ingresso em quê? Se nunca vou chegar a entrar para a carreira? Isto é de loucos. O que me espanta é que os pais só vão à escola para reclamar com os professores, acho que ainda não viram o que o ministro está a reservar para as suas crianças no próximo ano letivo.

    ResponderEliminar
  8. Pois é, eu que sou contratada estou a ver o futuro muito negro. Ainda por cima não me vou livrar da tão afamada prova de ingresso. Mas ingresso em quê? Se nunca vou chegar a entrar para a carreira? Isto é de loucos. O que me espanta é que os pais só vão à escola para reclamar com os professores, acho que ainda não viram o que o ministro está a reservar para as suas crianças no próximo ano letivo.

    ResponderEliminar
  9. Isto está um caos... Quero acreditar que, até setembro, a coisa muda... Este ano, não tenho horário zero mas, para o ano, talvez tenha! Que angústia!! Estou como tu: também pertenço ao quadro de agrupamento (agora, mega) e longe vão os tempos em que eu dizia que só saía daquela escola de bengala e sem dentes...

    ResponderEliminar
  10. Olá, descobri hoje o teu blog (e já sou seguidora!) e decidi comentar porque infelizmente o tema que abordas tocou muitos colegas meus na minha escola. Também eu sou efectiva há 16 anos, este ano tive sorte porque ainda não tenho horário zero mas colegas minhas, efectivas há mais anos mas de um grupo diferente também se viram com horário zero. Sincera,mente acho que até final da semana muitos directores vão chamar os profs e dizer que afinal não precisam de concorrer. Mas o que eu acho triste é ainda ouvir que vão vincular os contratados quando nem para os efectivos há lugar. Alguma coisa há de muito errado no ensino em Portugal!
    Boa sorte para o concurso ou melhor ainda para ficares na tua escola.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa! Obrigada pelo comentário, por me seguires, pela boa sorte que me desejas.

      Já concorri a semana passada, é só a nível de concelho felizmente. Na minha escola são cerca de 30 professores que estão com horário zero. É muita gente!

      Concordo em absoluto contigo: Alguma coisa (para não dizer muita coisa) está errada no ensino em Portugal!!

      Beijinhos.

      Eliminar