terça-feira, 17 de julho de 2012

Osteoporose

Há uns tempos, quando fui ao meu médico de clínica geral, a minha mãe pediu-lhe para ele me mandar fazer um exame para ver se eu tinha osteoporose. Como ela já toma cálcio para os ossos e já está a caminhar para esse problema, preocupada comigo como ela é e sabendo que a minha coluna não é das melhores pediu-lhe isso. Acho que na altura o médico deve ter pensado que a minha mãe estava a ser bastante exagerada mas lá preencheu o documento a solicitar o exame.

Na quinta feira, fui então ao médico mostrar análises e o meu exame de densitometria óssea (é assim que se chama). Quando ele viu os resultados da densitometria viu-se na cara dele que não estava nada à espera de que eu já tinha Osteoporose na coluna! Já estou mesmo na zona vermelha. Receitou-me umas saquetas, acho que de cálcio (já ando a tomar uma à noite). Questionei-o se deveria aumentar o consumo de leite, iogurte, enfim de produtos lácteos. Disse-me que não, bastava tomar um copo de leite e um iogurte por dia.

E aqui está uma foto da digitalização que fiz do exame onde se vê o ponto onde estou. Está um círculo à volta. Toca a tomar muito cuidado com quedas e afins!


15 comentários:

  1. Olá! :)

    Tendo em conta a tua idade é realmente muito cedo, mesmo que haja uma certa hereditariedade na osteoporose! Normalmente isso acontece quando as pessoas têm uma menopausa muito precoce ou quando são muito magras (porque a obesidade é um factor protector contra a osteoporose). Agora é tomar o que o médico mandou ;)

    Beijinhos e espero que fique tudo bem :)

    Eu logo à noite respondo ao teu mail, mas desde já o meu muito obrigada pelas tuas palavras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh lá,
      andava eu toda tristonha com as minhas gorduras todas, afinal acho que vou passar a gostar delas porque me estão a proteger, heheheh

      Obrigada pelo teu mail, já respondi :-)
      Obrigada por tudo Joaninha.

      Beijinhos :-)

      Eliminar
  2. Oh amiga, isso é tramado! Eu também já me preocupo com isso porque não consigo beber leite e tenho dificuldade em comer os seus derivados.... espero que essa medicação ajude! Bjoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem tramado minha amiga. Quando eu era mais garota nunca queria beber leite, o que a minha mãe passava comigo. agora deu nisto. E eu que como iogurtes às carradas. Nunca faltam no meu frigorífico. Tenho tomado a medicação direitinho :-)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Oh que grande chatice! Mas ainda bem que descobriste antes de sofreres alguma queda. Agora é fazer o que o médico mandou e dar muitos beijinhos à mãezinha que se lembrou disso.Ai como eu gostava de ainda ter a minha pra olhar por mim como só elas sabem...

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mãe,
      podes crer, dou graças à minha mãe ter pedido ao médico para fazer o exame, parece ela que adivinhava. E refilei eu tanto com ela por causa disso. Agora dou o braço a torcer.
      Deus me conserve a minha durante muitos anos.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  4. Mas que grande chatiçe =S Pode ser que essas saquetas te ajudem a subir os níveis :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim. O que significa o smile =S que fizeste?

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Outra coisa que ajuda é fazer exercício, trabalhar com pesos é aconselhado desde que bem acompanhado por profissionais e com o aval do médico (coisa que não sou)!
    É bom tomar cuidado para não aumentar.
    Beijinhos e melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que não gosto nadinha de exercício, nunca gostei. E pesos para a minha coluna não é bom, ela não gosta. e não falo da osteoporose.
      Obrigada pelos conselhos, são sempre boas essas opiniões e abrem-nos os horizontes. Bem-haja.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Olá amiga !
    Sabes que tb. estou desconfiada que quando for fazer este exame também as coisas não vão estar bem... Quando estive de férias estive um dia inteiro de cama sem me conseguir mexer, foi horrivél. Fui á farmacia para tomar alguma coisa para as dores e a senhora disse-me que devia fazer este exame, e para evitar ir á agua do mar porque tb. podia ser reumático e como a água estava muito fria podia ter provocado as dores nos ossos que eu tinha... Já viste, tenho 37 anos...
    Vai partilhando este tema... Toma cuidado...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, então vai quanto antes fazer o exame. quanto mais cedo melhor. eu já estou naquela faixa vermelha, Espero que tu não chegues lá perto. Eu tenho 45 anitos como sabes e já ando assim.
      E a água fria não faz nada bem aos ossos. É uma chatice porque para a má circulação que tenho é bom mas para os ossos, a coluna, é prejudicial. Faz bem a uma coisa e mal a outra. Enfin!
      Beijinho grande :-)

      Eliminar
  7. Hum...
    É coisa com que uma pessoa não se preocupa!
    Mas devia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Xs, uma pessoa nunca se preocupa nem pensa nestas coisas e depois zumba...
      Mas tu fazes muito exercício físico e és muito novinha hehehe
      Beijinho e vai tirando mais fotos com a tua super máquina ;-)

      Eliminar
  8. Ninguém se preocupa por sua saúde até que tem algum problema ou doença, e lá pode ser demasiado tarde.
    Eu vou me fazer uma densitometria ossea só para prevenção.

    ResponderEliminar