quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Crise? Fome nas escolas? Onde??


Na passada sexta-feira fui almoçar ao refeitório da escola. De tarde combinei com uma colega ajudá-la a fazer um trabalho e para não andar para trás e para a frente optei por almoçar lá. Gostei da ementa: canja de galinha, bacalhau gratinado com broa e salada de alface e cenoura, fruta (maçã, kiwi ou laranja), pão e água. Os pratos são bem cheios e quem quer pode repetir quer a sopa, o prato ou a fruta e levar o pão que entender.
Ora bem, o que tem isto a ver com o título do post? Passo a explicar: na minha escola existem muitos alunos a frequentar o ensino profissional. Estes alunos almoçam de graça, ou seja, não pagam absolutamente nada pela refeição!!! No entanto são poucos os que vão almoçar à cantina! Crise??? Onde???
Enquanto almoçava verifiquei que alguns alunos deixavam o prato quase todo cheio de comida!!! Quando saí do refeitório vi no chão uma maça a qual só tinha sido dada uma dentada! Como é possível isto acontecer nos tempos que correm???
Torno a perguntar: será que as notícias que vejo na televisão que dizem que há crise, pessoas a passar fome, alunos sem comer, … são reais? Será que os jornalistas ao noticiarem estas notícias se referem ao nosso país? Duvido!!!
Desculpem a minha ironia, pois sei bem que existem muitas pessoas e alunos que passam fome. E eu sou sensível a isso e ajudo no que posso, mas ao ver determinadas situações sinto revolta. Tantas pessoas necessitadas, carenciadas a passar fome e depois assistir e ver pessoas a desperdiçar comida, é caso para uma pessoa se revoltar!

 

13 comentários:

  1. É mesmo de se revoltar acho que muitas das atitudes vai pelo que vem de casa eu tento ao máximo mostrar ao meu filho que somos uns previligiados por todos os dias termos comida na mesa e temos de ter o máximo respeito por ela ,bjinhos

    ResponderEliminar
  2. É uma pena isso realmente acontecer..mas não cerio que se possa generalizar, o que acntece é uns com ~pouco e outros com tanto :(

    ResponderEliminar
  3. Há quem ainda viva na fartura para poder dar-se ao luxo de fazer isso. É pena que essa gente não tenha consciência e que ande para aí a desperdiçar comida.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente a isso chama-se falta de educação. Mas, realmente não podemos generalizar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu acho francamente(chamem-me o que quiserem) que a crise é a de sempre, ou seja: quem era pobre...continua pobre. Quem era rico...continua rico. Quem tinha prioridades...continua a te-las e quem esbanjava...continua nisso. Isto é mas é uma grande falta de vergonha na cara. Lamento muito pelos que EFECTIVAMENTE têm necessidades.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Não poderá fazer-se uma intervenção e chamar a atenção aos alunos? talvez desse resultado "lembrar-lhes" que há quem passe fome e que a comida não se pode estragar, que só se devem servir de acordo com o que pensam comer...etc, etc.
    Parece que o almoço era bem bom! XX

    ResponderEliminar
  7. Realmente há muito desperdício de comida. A comida nas cantinas não costuma ser das melhores, falo por experiência, mas acho que não se pode desperdiçar, especialmente agora.
    O que é triste é que existem realmente pessoas com muitas necessidades a passar fome, entre outras coisas, às quais não se dá uma ajuda enquanto que esses alunos dos cursos profissionais não usam o que têm.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo...ainda hoje fui almoçar a um restaurante Fast Food que fica relativamente perto de uma escola secundária e estava repleto de estudantes!!! Até comentei com as pessoas que estavam comigo que, no meu tempo de aluna mal tinha dinheiro para pagar a refeição da cantina escolar que tinha um valor simbólico... era impensável/ impossível para mim comer onde quer que fosse a não ser lá...hoje em dia dão-se ao luxo de ir almoçar a restaurantes quando os refeitórios escolares têm preços bem mais acessíveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Catarina! Claro que há exceç~pes mas no geral é isso.
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. O desperdicio de comida revolta-me imenso,quer em cantinas, restaurantes, cafés , supermercados.
    Nem parece que estamos em crise mesmo.

    Beijosss Cris
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar