quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Novo Acordo Ortográfico: miniguia de bolso com 10 regras de ouro

Quando foi implementado o Novo Acordo Ortográfico fui assistir a uma palestra sobre esta temática. Não concordo com ele, sou sincera, mas tenho que o utilizar.
 
Esta palestra foi dinamizada pelo professor António Pereira que no final da mesma nos deu um miniguia de bolso com regras fundamentais. Trago esse miniguia na carteira e, confesso, que já recorri algumas vezes a ele.
 
Partilho-o, aqui, convosco, e indico o blogue do professor. Além de podermos esclarecer certas dúvidas que tenhamos sobre esta "nova" questão, ele contém também receitas saborosíssimas. E posso dizer-vos que este professor é uma pessoa super simpática, acessível e bem disposta. E não, o senhor não me pediu publicidade ao seu blogue, nem sequer sabe que eu estou a escrever este post.
 
Aqui fica o precioso miniguia:
 

 
(De http://acordo-ortografico.blogspot.pt/, A - Os Guias cá da Casa!, 3 MINIGUIA ECOLÓGICO (em A5))

 

 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Olá :D
    Eu sou 110% contra o novo acordo ortográfico e como já deves ter reparado, não o uso quando escrevo no blog. A minha sorte é não necessitar de usá-lo, porque se tivesse na universidade em Portugal seguramente que me iam obrigar.
    Obrigado pelas dicas :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu sou ABSOLUTAMENTE CONTRA esse horror de coisa. Por vários motivos:

    1- Porque ninguém sentia necessidade disso que eu saiba (nem os Brasileiros alguma vez se queixaram)

    2- Porque é uma ideia de poucos para impôr a muitos (ditaduras começam assim)

    3- Porque um acordo faz-se entre 2 ou mais partes e aqui a ideia triste até foi nossa (Portugal)

    4- Porque para estreitarmos laços de amizade, económicos, sociais (o que for) não precisamos ser iguais.

    5- Porque precisamente a riqueza da Língua está nas suas diversas nuances

    6- Porque se é uma uniformização então é discriminatória. Onde estão os PALOP ?

    7- Porque existem vocábulos que com a convergência aCtual ficam destituídos do seu sentido real no contexto português ("espetador" é uma coisa que espeta, meus senhores, desculpem lá).

    Enfim...ficaria aqui a noite toda a enumerar "porques".

    E na sequência do comentário de PS...eu na Universidade perguntei como era e o que me foi dito foi que podia optar desde que fosse coerente. Achei boa opção. E como devem calcular...escrevo como sempre escrevi.

    A língua evolui mas não pode ser assim. É naturalmente e não de forma forçada.

    Desculpem lá o testamento mas eu tenho um defeito péssimo...coisas que me dêem a volta ao estômago dão direito a quase dissertação, ehehe.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Não gosto do novo acordo ortográfico e pronto!!!! Alguém me vai multar se continuar a escrever como escrevia antes?!!! Então não quero saber, o que interessa é fazer passar a mensagem e se me percebem na mesma não há que mudar!!! Mas de qualquer modo obrigada pela partilha! Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Que grande b*sta!
    Eu vou continuar a escrever como sempre me ensinaram.
    Thanks pelo informação, bastante util

    Beijossss

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida!

    Como já deves ter reparado também eu sou anti novo acordo ortográfico...utilizo-o apenas quando, com a pressa, a correção ortográfica automática me ludribia :)!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar