sábado, 28 de abril de 2012

O Bobby já está no descanso eterno

Este fim de semana está a ser muito triste para mim. Já não vou tornar a ver, a falar, a fazer miminhos com "alguém" que eu adorava.

Eu explico melhor: na aldeia dos meus pais, havia umas pessoas que tinham um cão mas eles nem queriam saber do animal. Por ali andava. Nós cuidávamos dele, dávamos-lhe comida, festas, faziamos-lhe companhia, e ele a nós, ...
De manhã, à hora do pequeno almoço, o meu pai vinha à porta, assobiava-lhe e lá vinha o Bobby todo contente comer. Ele não gostava de granulado, então a minha mãe cozia arroz para ele com alguma carne, ou fazia esparguete com carne picada, havia ossos do frango assado. Sopa ele não gostava, doces também não. Gostava daquelas fatias de queijo Terra Nostra que às vezes eu lhe dava. À hora de almoço lá vinha ele papar. Dávamos-lhe o jantar à hora certa. Às vezes quando eu ia fazer uma caminhada, ele não se via em lado nenhum mas de repente lá aparecia ele a correr todo contente. Era uma alegria... Adorava enfiar-se no meio dos pinheiros tipo à caça. E adorava deitar-se ao sol. Tantas recordações...
Às vezes o meu pai vinha da rua, chamava-me e dizia-me: "Cristina, o nosso Amigo já está aqui."

Sim, porque o Bobby era um Amigo!

Nós afeiçoamo-nos muito aos animais. Eu adoro animais, seja lá quais forem. Há uns tempos vi um sapo no meio da estrada quando ia levar coisas à reciclagem, lá peguei eu no sapo e pu-lo onde os carros não pudessem passar por cima dele.

E ontem, a minha mãe tentou ligar-me às 20:40 (na contatos do tlm tenho escrito "Mãe"). Eu tinha o tlm desligado. Liguei-o às 20:43, liguei para casa e quando o meu pai falou vi logo que tinha acontecido algo mau. A voz dele estava estranha. Então disse-me que tinha uma notícia triste para me dizer. Parece que adivinhei: respondi logo "não me diga que o Bobby morreu". E o meu pai "é isso mesmo". Morreu atropelado. Bem, desabou tudo. Já não consegui dizer mais nada. Depois foi só chorar, parecia uma barata tonta em casa. Deitei uma data de gotas diretamente para a língua (Florais de Bach - Rescue Remedy) para tentar acalmar e enfiei-me na cama.

Hoje não estou melhor. Daqui a pouco vou para a aldeia e vou ter que passar onde ele morreu, e não vou estar mais com ele.

Peço muita desculpa pelo post extenso, pelo desabafo pois é disto que se trata. Peço desculpa por estar assim por um animal, mas quem me conhece sabe que sou bastante sensível e era um cãozinho que não fazia mal nenhum a ninguém, era mansinho, pequeno, devia ter cerca de 3 anos, já não me lembro bem, era um Amigão. Espero que não tenha sofrido, que tudo tenha sido instantâneo. Não compreendo porque é que certas coisas acontecem. Desculpem. 


E aqui está uma fotografia do Bobby, tirada no dia 31.12.2011. Está em cima de um muro, junto a uma oliveira e ao sol, que ele tanto gostava.


14 comentários:

  1. Olá, antes de mais obrigada por visitares o meu blog. Adorei as tuas palavrinhas de força :). Eu também adoro animais e afeiçou-me muito a eles talvez por isso é que não tenho nenhum, mas ao fim de tantos anos vou ter aqui um gatinho bebé, contra a vontade do meu marido, mas fazer o quê? Eu e os miúdos adoramos gatos. Sei como te sentes triste por o teu cão Bobby ter morrido, é uma pena, não sei que te diga. Se precisares de falar estou aqui ;) beijocas. Já agora se tiveres facebook ou messenger manda-me uma mensagem privada e podemos falar.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Lamento mesmo muito pelo teu cão :( Eu já tive uma coelhinha que morreu, e custou-nos muito mesmo. Agora tenho três ratinhos em Lisboa e um cão em casa da minha avó, e nem quero pensar no dia em que lhes acontecer alguma coisa :( Mas infelizmente a morte daqueles que amamos faz parte da nossa vida, e resta-nos viver sabendo que a nossa vida ficou bem mais rica por termos tido o privilégio de privar com eles :)

    Obrigada pelo teu mail e espero que aches o livro útil :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Fico sempre muito triste quando sei que um animal morreu, porque para mim são todos fantásticos.

    Um bjinho com muita força.

    Mónica - A Dona de Casa Perfeita
    www.organizaracasa.com

    ResponderEliminar
  4. cristinaa tenho pena . mas muita força ! tudo ha de passar . sei q custa.

    ha 6 meses morreu um cão da minha mãe com leishmaniose ou la como se diz... para sobreviver tinha q se dar medicamentos todos os dias mas ele nao gostava de tomar... e era so para retardar ... alem disso podia contagiar nos também. A minha mae preferiu vacina lo e abater para nao sofrer ela ao ve lo assim nem para ele sofrer, porque ele sofria... todos os dias com dores, e com aqueles olhos lindos q tinha. era um podengo pequeno, castanhinho quase mel... choramos muito e ainda hoje nos lembramos dele mas foi melhor assim por um lado. so tinha 3 anos tambem...


    forçaaa !!! qualquer coisa estou aqui !!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Compreendo-te perfeitamente e sinto muito pelo Bobby, mas lá onde ele estiver vai recordar-se de ti e dos teus pais e de todo o amor e carinho que lhe davam. Um beijinho. Martini. Fragmentos.blogspot
    http://instantesfragmentos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Tendo já perdido tantos, posso-te dizer que te compreendo. E nem quero imaginar como seria perder um dos meus "bebés"...

    Força! Vai melhorar, mas a saudade fica para sempre. =) O Bobby tinha muita sorte em vos ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força, M! É como dizes, a saudade fica sempre, apesar de a pouco e pouco irmos continuando em frente. Eles proporcionam-nos tantas alegrias...
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Mais organizada: antes demais, agradeço, igualmente, a tua visita ao meu blogue e o teres decidido seguir-me. Quanto ao Bobby, apesar de ele não ser nosso (meu e dos meus pais)quase que era porque nós é que o alimentávamos e lhe dávamos carinho.Obrigada pelo apoio. Quanto ao gatinho arranja-lhe algo para depois ele afiar as unhas pois senão quem vai pagar é o sofá ou os cortinados e depois o maridão pode vir com a conversa do "eu não te disse?"
    Depois envio-te um mail com o endereço do facebook.
    Beijinhos.

    Joana: em primeiro lugar quero-te dizer que te acho uma rapariga madura, cheia de certezas, decidida, muito equilibrada.
    Agradeço a tua força e compreensão e o teres partilhado sobre os teus animais. E adorei a tua frase "resta-nos viver sabendo que a nossa vida ficou bem mais rica por termos tido o privilégio de privar com eles". Essa frase diz tudo!
    E, mais uma vez obrigada pelo livro que sou sincera, corri de cima abaixo mas ainda não me dediquei a começar a lê-lo. quero acabar de ler o que ando a ler.
    Beijinhos.

    Monica: sim, todos os animais são fantásticos. Obrigada pelo beijinho cheio de força.
    Beijinhos para ti e festinhas e cóceguinhas na barriguinha do teu Simão. É um linducho.

    Organização cá em casa: bem-haja pela partilha da tua experiência pessoal em relação ao cão da tua mãe. Penso que tomaram a atitude certa pois o cãozinho estava a sofrer muito e era só estar a adiar o fim dele. Mas deve ter doído tanto...
    O primeiro cão que tivémso foi um Pinscher: morreu envenenado; o segundo era um rafeiro tão querido: não sabemos o fim dele. Desconfiamos de um senhor velhote, lá da aldeia e que já morreu, que deu sumiço ao nosso cãozinho. Ele já tinha uns 13 ou 14 anos e o modo como as coisas aconteceram tudo indica que não nos enganamos. Até hoje a minha mãe ainda chora pelos cães, até hoje ainda nos custa.
    É a vida, eu sei, e só temos que agradecer o facto de "viver sabendo que a nossa vida ficou bem mais rica por termos tido o privilégio de privar com eles" como disse a Joana.
    Beijinhos Raquel.

    eu: Martini, obrigado pelo apoio e pelas palavras.Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Oh coitado do cão. Lamento imenso o que aconteceu.
    Muita força =)

    ResponderEliminar
  9. Muito triste este post, lá fiquei eu com a lágrima no canto do olho...

    E não é só um animal, quem tem ou já teve um, sabe que são como mais um membro da familia...já passei por isso e é horrivel...

    Força.

    Beijinhos (Sue)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu Sue, facilmente me emociono quando se trata de algo que envolve animais. E é como tu dizes, não é um animal que está ali, é mais um membro da família. E este membro sabemos que nunca nos irá enganar e que irá ser sempre fiel.

      Há coisas que não acontecem por acaso, e ontem ao descobrir o teu blog, ao ler aqueles textos (o do gato está espetacular, até copiei para ler à minha mãe pois está escrito de uma forma tão cómica :-)).
      Mas, dizia eu, ao ler os teus textos foi uma lufada de ar fresco na minha vida, nestes dias mais complicados. Fez-me tão bem que nem imaginas.
      Um beijinho grande e um excelente fim de semana.

      Eliminar
    2. Espero que a tua mãe também se divirta :)

      Fico à espera das proximas visitas ;)

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Oi Sue, a minha mãe também gostou do teu texto :-)
      Mas o teu miau estava tramado com ela: ela diz que lhe deixava a comida na tigela pois não estava para ir todos os dias às 5 da manhã ir dar a comida a sua excelência. Eu acho é que o teu gatinho te está a ajudar no estágio para quando tiveres os teus bebés ;-)

      Beijinhos.

      Eliminar