quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dupla deliciosa

Penso que sabem do meu enorme gosto pela leitura e neste momento estou a ler O Último Catão de Matilde Asensi. Estou a adorar! Tem um pouco de quase tudo: romance histórico, de "policial" (o meu género preferido, juntamente com romances "românticos"), utiliza a Divina Comédia de Dante Alighieri para ajudar os personagens a descobrir quem roubou determinadas relíquias cristãs. É uma leitura apaixonante.

Sou também muito gulosa, e uma das sobremesas que a minha mãe fez na Páscoa foram Farófias (doce preferido do meu pai).

A foto que vos deixo mais abaixo convida-vos à leitura do romance acompanhada de uma doce colherada das farófias (estavam tão boas, hummmm).




Deixo igualmente a receita das farófias, tal como a minha mãe fez. Mais uma vez digo: estavam realmente muito boas.


FARÓFIAS

Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 litro de leite
- 4 colheres de sopa de açúcar amarelo + 1/2 colher de sopa de açúcar amarelo


Preparação:
Mistura-se o açúcar no leite e leva-se ao lume até ferver. Entretanto, batem-se as claras em castelo.
Com o fogão no mínimo, põem-se colheres das claras já batidas, no tacho do leite e deixam-se cozer um pedacinho. Depois viram-se, fica mais um pedacinho. Tiram-se e colocam-se em tigelas.
No fim, batem-se as gemas bem batidas com meia colher de sopa de açúcar  e vai-se acrescentando, colher a colher do leite quente. Acrescenta-se a pouco e pouco para não talhar. Depois, deitam-se aos poucos as gemas batidas, para o leite que está ao lume e vai-se mexendo sempre. Tira-se do lume quando começa a engrossar (mas não deixar ferver, para não encaroçar e estragar).
Despeja-se por cima das claras que já estão nas tigelas e põe-se canela por cima.


Pode parecer complicado, porque eu escrevi os pormenores todinhos, mas é muito fácil.
Se fizerem, contem como ficou :-)



3 comentários:

  1. Respostas
    1. É mesmo Catarina, uma autêntica maravilha. E convida mesmo ao relax e ao descanso :-)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. nunca comi farofias!!!!
    mas parece bom!
    mas por enquanto nao posso... muaaahhhh :'(

    BEijinhos e bom fim-de-semana!! ***

    ResponderEliminar