quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sopa à minha maneira

Eu e o meu pai somos bastante parecidos em muitos aspetos, mas em relação aos tipos de sopa, os nossos divergem: ele prefere ter coisas para mastigar (couves, feijão, ...) e eu gosto mais de sopas de puré.
A sopa que costumo comer e que é deliciosa, não tem nada de especial, mas leva alguns ingredientes que muitas pessoas, talvez, não coloquem. Em primeiro lugar devo dizer que a minha sopa não leva batata. Já tenho colocado chuchu, mas é raríssimo.
A sopa cuja fotografia mostro mais abaixo, na panela onde é sempre cozinhada, levou: abóbora (do quintal), curgette (do quintal), cenoura, alho francês, erva-cidreira da fresca (cortada diretamente da planta que a minha mãe tem no quintal), hortelã (também do quintal), cebola (das que vieram do quintal), duas maças, alface, grelos de bróculos, grelos de couve e folhas de couve naba (os grelos e as couves veio tudo do quintal. Tudo sem químicos!).

Águinha na panela, tudo cortadinho em pedaços não muito grandes, põe-se o sal e o azeite, vai a cozer e depois é só passar com a varinha mágica e provar se está boa de sal. Uma delícia e muito nutritiva.



6 comentários:

  1. original!
    eu costumo fazer com cenoura, abóbora, espinafres, cebola, alho e curgetes.
    outras vezes troco o espinafre por agrião ou alface!

    ResponderEliminar
  2. Oh rapariga a minha alma está parva as coisas que colocas na sopa...
    Deve ser uma maravilha.
    Só uma dica o azeite só deve ser adicionado no final dos legumes cozerem:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fashionista: às vezes também ponho espinafres em vez dos grelos e fica muito bom :-) Mi madre começou a fazer assim a sopa, eu gostei, agora faz-se assim :-) E já agora aproveito por te dar os Parabéns pelo teu desafio e a tua capacidade de persistência :-)

    aprendereorganizar: a minha mãe é que começou a por isto tudo na sopa e fica tão boa, hummm, nham , nham.
    Catarina, eu também já tinha lido isso do azeite se por só no final(mas não sei a razão, sabes?), depois já não vai ao lume ou ainda vai uns minutinhos? E disse à minha mãe que o azeite era só no fim. Sabes o que ela me respondeu: a minha mãe também já fazia assim e nunca nos fez mal. Pronto, continua-se a fazer como eu expliquei lá em cima :-S.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aqui estou eu a espreitar a tua sopa. Tem óptimo aspecto!
    Gosto da sopa em creme mas, tal como o teu pai, gosto mais de ter coisas para trincar( como tu dizes). Hortelã e erva cidreira nunca pus na sopa, as vezes punha salsa e pimento, as maçãs é que nunca me ocorreria pôr.
    Em relação ao azeite, só meto no fim, já com o fogão desligado. Lá está , fazes como a tua mãe faz e eu faço como a minha mãe fazia. Ela sempre disse que o azeite não deve ferver.
    O importante na realidade é comer sopa!

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :-)
      Agora já percebo o porquê de agumas pessoas dizerem que o azeite é colocado no fim. Bigada ;-)
      Acho que a tua frase final do comentário diz tudo: O importante é mesmo comer a sopa!
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. A dica do azeite a minha mãe também diz o mesmo, que deve ser no final.
    Sopas como ao jantar, a tua parece deliciosa maças, erva cidreira ? Woww tenho que experimentar de verdade, já guardei a receita super original. Adorei o pormenor dos produtos biológicos , adoro adoro :)

    Beijoss

    ResponderEliminar