segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Desabafo...

Este ano tenho uma Direção de Turma de pestinhas. Meninos e meninas de uma turma de 7º ano, em que as aulas ainda só começaram há um mês e já há uma série de participações disciplinares.
 
Na sexta feira fui de fim de semana para casa de meus pais. Regressei hoje, segunda feira. Às nove da manhã estava a ver o correio: tinha lá um mail da professora de Português por causa de dois meninos aos quais a professora tinha marcado falta disciplinar, na quinta feira passada. Mais tarde, quando vou a entrar na escola, o professor C. vem ter comigo e diz-me que tinha estado com dois alunos  da minha Direção de Turma, no Gabinete de Apoio ao Aluno (os alunos são enviados com uma tarefa para este gabinete quando são convidados a sair da sala de aula por estarem a perturbar). Eu respondi-lhe que já sabia. Pensava eu que sabia ...  Quando chego ao pé de uma funcionária para ir buscar as folhinhas que o professor C. tinha lá deixado para mim, verifico que afinal não eram dos alunos de quinta feira, mas de dois alunos que tinham hoje levado falta disciplinar. Um dos alunos de hoje foi o mesmo de quinta feira. E assim, este aluno já tem três faltas disciplinares.
Da outra vez telefonei ao pai a contar o sucedido. O pai conversou e deu uns açoites ao seu educando. Hoje enviei mail ao encarregado de educação.
 
Valha-me Deus e todos os santinhos, este ano as coisas estão a correr menos bem.
 
Já houve duas reuniões com pais e encarregados de educação. Uma das mães já ameaçou abrir um processo contra uma professora...
 
Concluindo: o papel de um Diretor de Turma pode ser, e é, em muitos casos, muito ingrato!

7 comentários:

  1. Acredito, amiga!
    Mas sei que darás bem conta do recado.
    Muita força e desejo que tudo comece a melhorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Embora esteja no lugar de encarregada de educação, pode dizer seguramente que te compreendo. As turmas da minha filha do 5º ao 7º eram problemáticas. Logo no início do período havia confusão com os alunos, faltas disciplinares e questões complicadas de resolver. Acredito que não seja fácil na tua posição. Mas se me permites, eu acho que o Director de Turma é o melhor amigo de um Encarregado de Educação, quando este é responsável. Este ano, no meu caso, ainda nem sequer foi promovida a reunião de pais, pelo que ainda não conheço a DT da minha filha. Mas espero poder contar com ela, durante o decorrer desta ano lectivo.
    Força!

    ResponderEliminar
  3. Queres saber a minha opinião?! Na maioria das vezes os culpados são os encarregados de educação. Os professores não têm que educar mas sim ensinar. a educação adquire-se em casa. O problema é que esses pais têm os filhos como "santinhos" e "coitadinho do meu menino que ninguém tem autorização para lhe levantar a voz"; depois vão para as escolas fazer figuras tristes e condenar professores. Se ensinassem princípios aos filhos e reconhecessem quando a culpa é deles, o papel do professor / DT seria bem mais fácil.

    P.S. Estou a generalizar, não quer dizer que não existam exeções.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a Marta!

      Hoje em dia já não há respeito por ninguém e cada vez mais os pais "deseducam" os filhos...

      Serão estes os homens/mulheres que irão fazer parte da nossa sociedade num futuro próximo e que supostamente, com este tipo de comportamento, a irão degradar, mais ainda...é assustador...

      Não são os professores que devem dar as "palmadas" mas sim os pais, é em casa que se educa sim e uma palmada na altura certa nunca fez mal a ninguém. Não se trata de espancar mas sim educar e nunca ninguém ficou traumatizado com isso. Desde que dadas com conta, peso e medida, umas palmadas de vez em quando servem para "vincar" o respeito a ter.

      Beijinhos****

      Eliminar
  4. Pois, pois, tanta paciência que tem de ter, não é? Seja com os alunos, seja com os encarregados de educação...É triste, mas é a realidade!!!
    Eu trabalho numa escola e percebo perfeitamente do que fala! Até mete medo pensar no futuro... que futuro esta juventude nos vai trazer...!!
    Concordo muito com a Marta, infelizmente, os pais não ensinam princípios aos filhos e depois temos "isto"!!
    Muita força e que tudo corra bem :) Vai conseguir :)

    ResponderEliminar
  5. Minha gente, um enorme bem haja pelas vossas palavras, por "ouvirem" o meu desabafo e pela força. Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  6. Pega numa cordinha e ata essas pestes a uma cadeira, abre-lhes a boca e pimbas...uma malagueta cada um. Ehehe. Estou a brincar.

    Boa sorte amiga...bem precisas.
    Beijo

    ResponderEliminar