quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Será normal?

Olá minha gente!
 
Ando um pouco fugida do blogue, eu sei, mas este ano o tempo escasseia e quase que nem sei para onde me virar...
 
Não estou em mim!
Digam-me lá se é normal a Diretora de Turma  (DT) de uma turma de 10º ano do ensino profissional, numa escola secundária onde dou aulas, dar-me "chá" porque eu na primeira aula da primeira semana de aulas marquei falta a um aluno porque ele chegou atrasado. E ainda teve o desplante de me perguntar se eu mantinha a falta ou se retirava. (As aulas começaram numa segunda feira, a nossa primeira aula foi numa quinta feira, da parte da tarde). Mas isto será normal??? Ou sou eu que vivo noutro mundo? Será que se eu chegar atrasada, seja na primeira ou na última aula, o funcionário não me marca falta? Será que não devo cumprir com as minhas obrigações e ser responsável? Alguém me explica qual a diferença entre  o primeiro dia de aulas para meninos de 15, 16 e 17 anos e o segundo ou o último dia de aulas? É que hoje de tarde ouvi ralhete da DT pelo que aconteceu. Helpppppppppppppppp...

13 comentários:

  1. Pelo que contas a razão está TODA do teu lado! É até estranho que a directora de turma não compreenda a importância da pontualidade seja na escola seja em qualquer outra ocasião...eu não estou dentro dessa realidade gostaria de saber quem é a DT é um aluno ou um adulto????
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Diretora de Turma é uma pessoa adulta. Não sei a idade dela, mas deve ser bem mais nova que eu, talvez trinta e sete, mas não sei. Sabes Papoilinha, geralmente para os cursos profissionais vão os cursos mais fracos ou às vezes até, os alunos considerados mais baldas. Mas há exceções. Poucas mas há. E estes alunos têm um número máximo de faltas que podem dar, se ultrapassarem esse número reprovam. E esse número é baixo. Ora eu penso que os alunos é que se têm que preocupar com isso, sejam responsáveis. eu disse À colega para dizer isso mesmo aos alunos, ela diz que já lhes chamou a atenção para isso, mas para eu também ter cuidado e ter isso em conta. Sinceramente! Enquanto houver mentalidades assim, como há-de isto andar para a frente? Beijinhos Papoila.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ahahaha Cristina, desculpa mas tenho que discordar. Eu frequentei um curso profissional não por ser fraca aluna ou balda, mas simplesmente porque pretendia algo que me desse formação e só no final decidir prosseguir ou não os estudos. Aliás até era das melhores alunas, a turma era razoável e o curso até era puxadote. Mas sim, cabe a cada um, seja aluno, docente ou funcionário ser responsável a ponto de cumprir as suas obrigações. :) Senão então, eu chego ao trabalho meia hora antes de sair e ok!! Vim trabalhar, não tenho falta.

      Eliminar
  2. foste um pouco dura porque acho que não se devem marcar faltas de atraso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando, eventualmente, um aluno se atrasa no 1º tempo da manhã, às 08:30, costumo dar uma benesse (mas também depende do tempo de atraso). A partir daí já não há benesses para ninguém. No entanto, a mim já me aconteceu chegar atrasada logo em cima do toque do feriado e que aconteceu? Pois, alunos nem vê-los e o funcionário já me tinha marcado falta. Porque será que nós somos sempre obrigados a desculpar atrasos e o contrário já não funciona? Nos exames nacionais, os professores vigilantes têm que chegar trinta minutos mais cedo. Certa vez, na minha escola, uma colega minha chegou UM!!!!! minuto após a hora. Marcaram-lhe falta e as faltas às vigilâncias dos exames só se justificam com atestado médico. Lá foi ela pagar uma consulta médica para lhe passarem um atestado médico... e nem estava doente ...

      Neste meu caso em concreto, o aluno nunca mais tornou a chegar atrasado. Sempre a horas! Além disso, a pontualidade é um parâmetro dos critérios de avaliação.

      Eliminar
    2. Pois, então se calhar fizeste bem. O aluno agora até borra-se e vem sempre a tempo.

      Eliminar
  3. Fizeste bem, pois claro. E por uma razão muito simples: no mundo do trabalho (para o qual supostamente eles se estão a preparar) não há cá "abébias". Portanto é bom que se habituem a ser responsáveis senão ficam uns adultos frustrados perante as coisas que não lhes agradam.

    Quanto à DT talvez fosse bom perguntar-lhe se ela também já é chefe dos colegas .

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Se chegou atrasado deve ter falta. Eu como mãe acho isso e esforço-me por incutir isso nos meus filhos. Os horários têm de ser cumpridos, pois de cada vez que entra um aluno atrasado numa aula distrai os outros, além de que o mundo do trabalho funciona com regras e horários. Não é por serem cursos onde estão miudos mais baldas que os professores devem facilitar, pelo contrário devem fazer o melhor que podem para preparar os alunos para o futuro. E funcionou, esse aluno tem-se esforçado.
    Quanto à DT, se calhar ela é que precisa de um chá (diga-se de passagem, não são todos os professores que têm perfil para serem DT).
    Força e coragem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. se chegou tarde, leva falta, muito bem.
    fizeste muito bem.
    no nosso tempo levávamos falta por tudo e por nada.
    agora um proteccionismo exacerbado aos alunos, que só os prejudica.
    para a próxima chega mais cedo.
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Cris, situações assim também me estressam, pois não se ensina mais respeito e responsabilidade. Os órgãos também não estão mais cobrando essas virtudes. Pensei que era um problema somente por esses lados do oceano. Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que fizeste bem, eles tem que aprender a serem responsáveis, e a tua colega não tem razão nenhuma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estas pessoas só comentam para dar graxa? Até parece que andam à cata de comentários...

      Eliminar