terça-feira, 21 de maio de 2013

Hoje está a ser dia de ...

... seleção, destralhamento de papelada!

Tenho pensado nisto há muito tempo e hoje, à hora de almoço, comecei a fazê-lo!

Como sabem, sou professora e tenho tantos dossiers, papéis, tanta mas tanta coisa desta família que decidi começar a fazer uma seleção e aquilo que for mais antigo e que já esteja um pouco desatualizado, vai fora! Tem que ser! E atenção que quando mudei de casa, há uns 2, 3 anos já destralhei muito. E no final do ano letivo, também faço uma boa escolha. O problema é que me parece que quase tudo me pode servir: ou porque tem um exercício bom para um teste, ou porque aquele relatório ficou bem feito, ou porque aquela ficha de trabalho pode servir para dar mais tarde (mesmo que tenha as coisas na pen, ...) 
 
Sendo assim, peguei numa caixa que tinha dentro do armário, despejei-a toda em cima de uma das mesas do escritório e, um a um, tenho estado a ver os "papéis": neste momento tenho em mãos docs de 2008. Ao meu lado, no chão já repousam muitos testes intermédios (que estão na net na página do GAVE), muitas folhas, às quais rasguei os cabeçalhos e nomes e que já estão prontas para irem para a reciclagem. Ao meu lado direito, em cima da caixa vou pondo aquilo que devo guardar (pelo menos por agora, daqui a uns tempos se fizer nova seleção vai metade fora, mas ainda me custa desapegar de tudo...). Isto que vou guardar, vou digitalizar e assim são menos papéis a ocupar espaço.
 
Bem, espaço é coisa que não me falta, apesar de ter muita coisa, mas nem que seja psicologicamente, sempre fico mais leve ;-)
 
E pronto, é com isto que neste momento me "entretenho".
 
E vocês, o que têm de mais urgente para destralhar?
 
 
(imagem retirada da web)
 
 
 

10 comentários:

  1. neste momento devia fazer isso no armário da roupa...vai para ali uma confusão =/ só de pensar... mas tem que ser, um dia destes vai ser uma tarde nisso!
    boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  2. Já fiz isso! Também tenho imenso papel por aqui mas o que fiz foi digitalizar muita coisa e soube-me bem ganhar este espaço extra!

    Beijinhos e força nisso!

    ResponderEliminar
  3. sabe tão bem, eu também tenho de tirar um dia para isso :)

    kisses***

    ResponderEliminar
  4. Bravo, bravo !!! Estou a aplaudir-te de pé ! Neste momento também já estou novamente a precisar fazer isso. De vez em quando tem que ser.
    Porque não marcas pelo menos 1 vez por mês no calendário para o fazeres ? Eu tento fazer aos Domingos (nem que jogue só 5 ou 6 coisas para o lixo já é bom, eheh).
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Nem me digas! Fiz o meu "destrelhamento" quando pintei a secretária. mas não és a única: sempre pensamos que podemos precisar das coisas; só não precisamos quando já estão no lixo.. Ou são folhas que podem servir para rascunho, e estas guardo apesar de as acumular pois gosto de usar cadernos, ou são coisas e coisinhas que podem vir a ser úteis nem que seja na próxima eternidade....

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de destralhar e faço-o com muita regularidade pois não gosto de acumular coisas.e adoro a sensação de casa e cabeça arrumadas...:)))
    Espero que consigas fazer uma boa limpeza!
    xx

    ResponderEliminar
  7. Eu ando a precisar tanto ... sofro do mesmo problema que tu :/
    E nos armários tb necessitava fazer uma boa limpeza :/
    Kiss

    ResponderEliminar
  8. Também sou professora... sei bem o que são os papéis sem fim!

    Destralhar - ora aí está uma atividade que poderia estar a fazer em vez de navegar pela blogosfera... mas se o estivesse a fazer, não teria encontrado este seu blogue simpático! Há sempre um lado positivo nas coisas!

    ResponderEliminar
  9. Realmente também ensinei e fui muitos anos aluno, e o pior foi o papel que se foi acumulando.
    Livros é crime deitar fora, mas fotocópias de seminários, etc., às vezes convém perguntar se vale a pena ficarem a ocupar espaço.
    :-)
    Nos últimos anos já me livrei de muitas coisa! É preciso alguma coragem e capacidade de fazer as perguntas certas, como por ex. "alguma vez precisei disto?" :-)
    Obrigado por visitar o meu blogue.

    ResponderEliminar
  10. Passo a vida a destralhar, estou sempre a ver o que está a mais e não preciso, nunca acumulo muita coisa. Sempre fiz isso.

    Bjokas.

    ResponderEliminar